sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação - CEDUC
Curso de Pedagogia

Disciplina: TIC'S
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Academicas:Janini Ágata Barros da Costa
Lorena Lima Magalhães
STEICE MIKAELLE COSTA

O uso da TIC em escolas de ensino fundamental e médio

Introdução

O computador, atualmente, é bastante utilizado na educação como instrumento de ensino. O uso da informática nas escolas, consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais, servindo como apoio para o professores e alunos. O Professor utiliza o computador para repassar uma série de informações e essas informações veem na forma de , exercício-e-prática ou jogos de raciocínio e coordenação. Além disso, esses sistemas também estimular a vontade de estudar e auto-estima das crianças.
O avanço das tecnologias tem, a cada, tem se feito presente em coisas simples do nosso dia a dia. E diante de todo esse avanço procuramos saber como a escola tem se adequado aos meios tecnológicos. Essa ferramenta de comunicação tem dado benefícios? Como é feito o uso dos computadores? O trabalho foi realizado através de uma pesquisa em três escolas, sendo elas municipal, estadual e particular, nas quais fomos conhecer as salas de informática e suas metodologias de ensino.


Relatório

  1. Escola Municipal- Ensino Fundamental
A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos no bairro Alvorada sobre o uso do tics, nas redes municipais de ensino, foi bastante gratificante à pesquisa. Pois as escolas, realmente procuram incentivar e procurar desenvolver tais assuntos que seja de tal importância aos alunos, e o uso da tecnologia não poderia ser diferente, como desenvolver os projetos aprendizagem usando a informática, para isso que a Secretaria Municipal de Educação aprovou esse projeto nas escolas, que através dessa ferramenta de grande utilidade seja desenvolvida metodologias grande rendimento aos alunos.
É os professores trabalham com planejamento, com o desenvolvimento dos projetos de aprendizagem, que funciona através de curiosidades que os alunos têm em relação alguma fruta, cidade ou animal. E através dessas curiosidades que desenvolvem o projeto, o tema, turma, duração, justificativa, objetos, atividades, fontes, avaliação, referências e a apresentação através de um slide. O coordenador planeja atividades de acordo com o planejamento do professor, onde são adaptados jogos e atividades pedagógicos em que envolvam o raciocínio logico, rapidez e criatividade dos alunosao determinado assunto que leva a ser o projeto de ensino.
Um trabalho bem proveitoso trabalhar com tecnologia, mas, no entanto um ponto negativo, nem todas as escolas da rede municipal de ensino possuem as salas de informática bem equipada com as ferramentas necessárias para uso, ou então não possuem acesso à internet, deixando assim a desejar o processo de ensino tanto para os professores e alunos. Por que as tecnologias da informação estão ligadas ao processo de busca de pesquisa e isso é uma pratica importante para ambos.

  1. Escola Particular – Ensino Fundamental e médio

A pesquisa foi realizada na escola Instituto Batista de Roraima, localizada na Rua Coronel Mota,1672- Centro no município de Boa Vista, a fim de conhecer a estrutura da sala de informática e saber como é utilizado esse recurso na escola. Do 1º ao 9º ano do ensino fundamental as aulas de informática são ministradas semanalmente com uma duração de em média 50 minutos , onde conta como disciplina mesmo não sendo reprovativa tem avaliações ao decorrer do bimestre. O conteúdo ministrado varia de acordo com a série, mas geralmente éfeito acesso ao portal Dom Bosco e jogos educacionais.
No ensino médio informática já não esta mais no currículo como disciplina, mas na biblioteca há computadores com acesso a internet disponíveispara o uso de todos os alunos. A estrutura da sala de informática é muito boa é bem ampla contendo vários computadores novos em grande número podendo assim ficar um computador para cada aluno.

  1. Escola Estadual – Ensino Médio
As escolas do ensino médio públicas também não contam com informática como disciplina. O que podemos encontrar são escolas com o ensino médio integrado a cursos técnicos na área de informática que assem possuem uma estrutura especifica que contempla apenas os que fazem o curso. Para os demais alunos o acesso é restrito a não ser que um professor faça um agendamento da sala, mas é difícil conseguir conciliar essas aulas já que os alunos do curso técnico usam constantemente a sala.

Considerações finais

As escolas têm o dever de disponibilizar e familiarizar o aluno com as diversas tecnologias que surgem a cada ano. Algumas escolas em Roraima, já estão propondo a informática como parte de seu currículo escolar, possibilitando grande abertura para o conhecimento com o acesso rápido e fácil a notícias, artigos e informações relevantes para a educação, que ajudam bastante em sala de aula melhorando a aprendizagem além de torná-la mais divertida.
A pesquisa foi bem proveitosa, pois as três escolas as quais visitamos, além de possuírem salas de computação e toda uma estrutura que proporcione uma aula rica, cada qual utilizando de métodos que melhor lhe cabe, pudemos contatar que a tecnologia em sala de aula pode e deve continuar sendo utilizada como instrumento para melhorias na forma que o aluno aprende, levando-se em consideração que a utilização da informática permite que a criança construa seu próprio projeto e apoia seu desenvolvimento cognitivo, além de desenvolver a autonomia, a linguagem e a integração interdisciplinar.



Um comentário:

  1. Olá Stice Mikaelle,
    Parabéns pela postagem do Relatório!! Senti falta de fotos.
    Abraços,
    Profa. MSc. Teresa Kátia

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