Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação - CEDUC
Curso de Pedagogia
Disciplina: TIC'S
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Academicas:Janini Ágata Barros da Costa
Lorena Lima Magalhães
STEICE MIKAELLE COSTA
O uso da TIC em escolas de ensino fundamental e médio
Introdução
O computador, atualmente,
é bastante utilizado na educação como instrumento de ensino. O uso
da informática nas escolas, consiste na informatização dos métodos
de ensino tradicionais, servindo como apoio para o professores e
alunos. O Professor utiliza o computador para repassar uma série de
informações e essas informações veem na forma de ,
exercício-e-prática ou jogos de raciocínio e coordenação. Além
disso, esses sistemas também estimular a vontade de estudar e
auto-estima das crianças.
O avanço das tecnologias
tem, a cada, tem se feito presente em coisas simples do nosso dia a
dia. E diante de todo esse avanço procuramos saber como a escola tem
se adequado aos meios tecnológicos. Essa ferramenta de comunicação
tem dado benefícios? Como é feito o uso dos computadores? O
trabalho foi realizado através de uma pesquisa em três escolas,
sendo elas municipal, estadual e particular, nas quais fomos conhecer
as salas de informática e suas metodologias de ensino.
Relatório
- Escola Municipal- Ensino Fundamental
A pesquisa foi realizada
na Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos no bairro Alvorada
sobre o uso do tics, nas redes municipais de ensino, foi bastante
gratificante à pesquisa. Pois as escolas, realmente procuram
incentivar e procurar desenvolver tais assuntos que seja de tal
importância aos alunos, e o uso da tecnologia não poderia ser
diferente, como desenvolver os projetos aprendizagem usando a
informática, para isso que a Secretaria Municipal de Educação
aprovou esse projeto nas escolas, que através dessa ferramenta de
grande utilidade seja desenvolvida metodologias grande rendimento aos
alunos.
É os professores
trabalham com planejamento, com o desenvolvimento dos projetos de
aprendizagem, que funciona através de curiosidades que os alunos têm
em relação alguma fruta, cidade ou animal. E através dessas
curiosidades que desenvolvem o projeto, o tema, turma, duração,
justificativa, objetos, atividades, fontes, avaliação, referências
e a apresentação através de um slide. O coordenador planeja
atividades de acordo com o planejamento do professor, onde são
adaptados jogos e atividades pedagógicos em que envolvam o
raciocínio logico, rapidez e criatividade dos alunosao determinado
assunto que leva a ser o projeto de ensino.
Um trabalho bem
proveitoso trabalhar com tecnologia, mas, no entanto um ponto
negativo, nem todas as escolas da rede municipal de ensino possuem as
salas de informática bem equipada com as ferramentas necessárias
para uso, ou então não possuem acesso à internet, deixando assim a
desejar o processo de ensino tanto para os professores e alunos. Por
que as tecnologias da informação estão ligadas ao processo de
busca de pesquisa e isso é uma pratica importante para ambos.
- Escola Particular – Ensino Fundamental e médio
A pesquisa foi realizada
na escola Instituto Batista de Roraima, localizada na Rua Coronel
Mota,1672- Centro no município de Boa Vista, a fim de conhecer a
estrutura da sala de informática e saber como é utilizado esse
recurso na escola. Do 1º ao 9º ano do ensino fundamental as aulas
de informática são ministradas semanalmente com uma duração de em
média 50 minutos , onde conta como disciplina mesmo não sendo
reprovativa tem avaliações ao decorrer do bimestre. O conteúdo
ministrado varia de acordo com a série, mas geralmente éfeito
acesso ao portal Dom Bosco e jogos educacionais.
No ensino médio
informática já não esta mais no currículo como disciplina, mas na
biblioteca há computadores com acesso a internet disponíveispara o
uso de todos os alunos. A estrutura da sala de informática é muito
boa é bem ampla contendo vários computadores novos em grande número
podendo assim ficar um computador para cada aluno.
- Escola Estadual – Ensino Médio
As escolas do ensino
médio públicas também não contam com informática como
disciplina. O que podemos encontrar são escolas com o ensino médio
integrado a cursos técnicos na área de informática que assem
possuem uma estrutura especifica que contempla apenas os que fazem o
curso. Para os demais alunos o acesso é restrito a não ser que um
professor faça um agendamento da sala, mas é difícil conseguir
conciliar essas aulas já que os alunos do curso técnico usam
constantemente a sala.
Considerações finais
As escolas têm o dever
de disponibilizar e familiarizar o aluno com as diversas tecnologias
que surgem a cada ano. Algumas escolas em Roraima, já estão
propondo a informática como parte de seu currículo escolar,
possibilitando grande abertura para o conhecimento com o acesso
rápido e fácil a notícias, artigos e informações relevantes para
a educação, que ajudam bastante em sala de aula melhorando a
aprendizagem além de torná-la mais divertida.
A pesquisa foi bem
proveitosa, pois as três escolas as quais visitamos, além de
possuírem salas de computação e toda uma estrutura que proporcione
uma aula rica, cada qual utilizando de métodos que melhor lhe
cabe, pudemos contatar que a tecnologia em sala de aula pode e deve
continuar sendo utilizada como instrumento para melhorias na forma
que o aluno aprende, levando-se em consideração que a utilização
da informática permite que a criança construa seu próprio projeto
e apoia seu desenvolvimento cognitivo, além de desenvolver a
autonomia, a linguagem e a integração interdisciplinar.
Olá Stice Mikaelle,
ResponderExcluirParabéns pela postagem do Relatório!! Senti falta de fotos.
Abraços,
Profa. MSc. Teresa Kátia